terça-feira, outubro 11, 2011

Poema duma Idosa

Poema duma Idosa. Este poema ficou  conhecido por o Poema da Velha Rabugenta.
Uma senhora idosa ao morrer numa clínica de idosos perto de Dundee na Escócia, deixou como herança para os seus sucessores um poema. Ao encontrá-lo nos pertences da senhora as enfermeiras ficaram impressionadas pela sua qualidade e conteúdo que decidiram todas fazerem cópias do mesmo.
Uma delas levou uma cópia para a Irlanda e esta foi publicada na edição de Natal da notícia da União para a Saúde Mental na Irlanda do Norte.

Este poema simples, mas eloquente correu Mundo. Ainda hoje é passado em slides em quase todas as formações na área de Geriatria em Portugal.

Poema duma Idosa



Retirei este vídeo do YouTube, para o partilhar convosco, transmitindo-lhes a seguinte mensagem: quando cuidamos de um idoso, devemos ter em mente que ele já foi criança, adolescente, adulto e agora é idoso, já foi forte e hoje é fraco, já foi independente mas hoje é dependente precisando da nossa ajuda na higiene, na alimentação, na locomoção etc. A ajuda deve ser dada com amor, carinho e respeito não esquecendo que um dia estaremos lá...

Se esta senhora idosa tivesse deixado um legado financeiro, já teria sido esquecida, mas como deixou este legado tão importante ainda hoje é recordada como um exemplo.

Espero que tenham gostado deste texto sobre Poema duma Idosa e por favor deixem o vosso comentário.