terça-feira, novembro 15, 2011

Bons Habitos De Alimentacao

Bons Hábitos de Alimentação. Existe uma frase sábia que nos classifica quanto aos nossos hábitos alimentares e que é: "Pela boca morre o peixe". E é verdadeira.

É por ela (boca) que podemos começar muitos dos problemas que nos afectam, não apenas na Terceira Idade, mas ao longo da nossa vida. A alimentação dá-nos uma ajuda a combater o envelhecimento precoce, afastando as rugas, a pele flácida e até mesmo os cabelos brancos, envelhecendo saudável.

Essa ajuda surge nas vitaminas, nutrientes e antioxidantes  presentes em alguns alimentos que têm a capacidade de proteger contra os radicais livres, (poluição, herbicidas, químicos, falta de exercício, etc), abaixo discriminados.

Alho: É muito usado na gastronomia nacional, o alho ajuda a manter saudáveis as articulações ao mesmo tempo que combate os radicais livres, propriedades antibióticos, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Frutos Vermelhos: Os morangos, framboesa, amoras, mirtilos, cerejas, arando e  uvas, para além de saborosos e  coloridos, os frutos vermelhos como são chamados fortalecem o sistema imunitário, atrasam o envelhecimento das nossas células. Para a manutenção de um sistema imunitário saudável a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a ingestão diária de 5 peças de fruta e vegetais.

Maçã: O consumo regular de maçã ajuda a retardar o envelhecimento protegendo a pele. Por ser rica em vitamina C e fibras  ajuda a reduzir o risco de cancro e a tornar mais forte o sistema imunitário.

Azeite: É muito usado na nossa alimentação. É rico em antioxidantes e propriedades anti cancerígenas.


Bons Hábitos de Alimentação


Tomate: Tem poucas calorias, mas possui licopeno, uma substância que lhe confere o tom vermelho,reduzindo ainda os processos inflamatórios.

Uvas: São ricas em fibras e resvaratrol, substância que torna as artérias mais jovens, estimula a acção do fígado e contribui para reduzir o risco de doenças cardíacas e de memória.

Soja: É rica em isoflavonas, a soja reduz o risco de doenças cardiovasculares, contribuindo para baixar os níveis de colesterol. A soja ajuda na redução dos incómodos típicos da menopausa.

A entrada na Terceira Idade não tem de ser sinonimo de doenças. Basta para isso não perder de vista a saúde.

"Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo enrugam a alma" (Albert Schweitzer).

Retirei um vídeo do YouTube onde pudemos ver idosos activos com o seguinte lema  É preciso saber viver...



Eles com  este lema conseguiram envelhecer saudáveis.

Espero que tenham gostado das minhas sugestões sobre Bons Hábitos de Alimentação e do vídeo. E por favor deixem o vosso comentário.